Passeios de Mergulho em Ubatuba

Existem diferentes tipos de passeios de mergulho em Ubatuba que você pode contratar, ou seja, autônomo, livre e snorkeling/flutuação.

A atividade de mergulho é classificada como Turismo de Aventura entretanto, por fazer parte do cotidiano do Turismo Náutico em Ubatuba, a incluímos nesse guia.

Algumas operadoras de turismo náutico oferecem passeios com paradas de mergulho, enquanto outras alugam suas embarcações para a prática.

Algumas operadoras possuem equipe preparada para te proporcionar boas experiências, ainda que você nunca tenha mergulhado.

Podemos te conectar com todas essas operadoras para que você possa descobrir as belezas submersas dessa costa fascinante.

Por fim, no caso específico do mergulho autônomo que, para fins de esclarecimentos a quem é leigo(a), é aquele mergulho feito com cilindro. Portanto, nesse caso é preciso de treinamento prévio e só pode ser feito com operadoras de mergulho ou profissionais qualificados.

Se essa é a sua intenção, avance para a seção sobre a operadora de mergulho em Ubatuba cujos serviços conhecemos.

Pessoa mergulhando - imagem ilustrativa da página sobre Passeios de Mergulho em Ubatuba - Autônomo, Livre, Flutuação e Snorkeling

SIGA-NOS
       

Diferentes passeios de mergulho em Ubatuba

Antes de prosseguir, alguns esclarecimentos iniciais e essenciais para você se orientar sobre os passeios de mergulho em Ubatuba.

Flutuação/Snorkeling

Em primeiro lugar, a prática de flutuação ou snorkeling, como também é conhecida, é a mais comum. Como o nome sugere, essa prática consiste em você flutuar na superfície, com ou sem colete e espaguete.

Praticamente qualquer pessoa, de qualquer idade, pode fazer. Existem locais bem rasos com grande atividade marinha. Na flutuação você pode mergulhar também contudo, sem nadadeiras, dificilmente conseguirá descer o suficiente para avistar outras espécies.

Mergulho Livre

A partir do momento em que você possui uma máscara e uma nadadeira, já pode começar a praticar o mergulho livre. Geralmente quem pratica apneia opta por não utilizar respirador, já que tem preparo para submergir durante longos períodos.

Porém, o mergulho livre – com máscara, respirador/snorkel e nadadeiras – é mais praticado que apneia. Nela você depende somente de seu fôlego, entretanto é preciso ter alguns conhecimentos, sendo um dos mais básicos a descompressão ou equalização dos tímpanos.

A pressão aumenta conforme a profundidade e é preciso tirar essa pressão dos ouvidos para que eles não estourem. Infelizmente é comum a disseminação de desinformação na internet e, com isso, você pode ter experiências desagradáveis.

Como consequência, ao invés uma experiência memorável e inesquecível, pode viver um trauma que faz o medo e a insegurança crescerem.

Colocar uma máscara e descer um ou dois metros – tal como um mergulho numa praia qualquer – não deixa de ser mergulho, mas tratamos a prática como um esporte, ainda que recreacional, ao invés de simplesmente desmerecer a ponto de dizer que é o mesmo que virar de ponta cabeça na água.

Mergulho Autônomo

Os passeios de mergulho autônomo em Ubatuba exigem que você contrate uma operadora de mergulho para conduzir e guiar o passeio.

Também é possível ir com sua própria lancha ou alugar uma embarcação para realizar o passeio, entretanto é imprescindível contratar um instrutor ou dive master capacitado para guiar e acompanhar o passeio.

Por fim, sua segurança está acima de tudo. A atividade é extremamente prazerosa, especialmente se conduzida por quem possui experiência e prática.

A única exceção é o snorkeling/flutuação, em que basta uma máscara e um respirador para submergir a cabeça em um local raso para observar a vida marinha. Essa é altamente indicada para todos os públicos e pessoas, pois não exige nenhum conhecimento diferenciado e é super fácil de aprender.

Passeios de mergulho em Ubatuba para iniciantes e livre

Se você nunca teve contato com o mar, jamais se aventurou a realizar a fazer um snorkeling/flutuação, uma boa pedida é contratar passeios de mergulho em Ubatuba para iniciantes.

Algumas operadoras prestam serviços fantásticos e oferecem todo o suporte e orientação para você viver essa experiência. Além disso, algumas disponibilizam gratuitamente máscara e snorkel/respirador – equipamentos básicos para a flutuação/snorkeling.

Enquanto algumas incluem os equipamentos no valor do passeio devido ao fato da experiência de mergulho ser o atrativo, outras alugam. Tais operadoras geralmente oferecem passeios marítimos como carro chefe e a flutuação como um bônus.

Escunas, lanchas e barcos que oferecem passeios, panorâmicos ou roteiros, comumente incluem uma parada para mergulho. Portanto viver a experiência de avistar algumas espécies e admirar a vida marinha é algo fácil.

Muitos atrativos acessíveis somente por mar ou trilha, não estão inclusos nos roteiros ou o tempo de parada é muito curto. Tanto para a prática de flutuação como mergulho livre, a melhor sugestão é alugar uma embarcação.

Aliás, o aluguel de lanchas em Ubatuba é algo que a maioria das operadoras disponibilizam. Algumas oferecem também o charter e, se for para grupos maiores, barcos e escunas podem ser fretados.

Por fim, para qualquer tipo de passeio de mergulho em Ubatuba, aqui em nosso guia você encontrará operadoras capazes de te atender.

Logo do Barquário, o Barco com fundo de vidro em Ubatuba

Passeios de mergulho com o Barquário

Sem sombra de dúvidas, o Barquário oferece os melhores de passeios de mergulho em Ubatuba para iniciantes. Os passeios têm entre 2 horas (na alta temporada) e 3 horas na baixa temporada e, por serem rápidos, também são indicados para quem nunca navegou.

As saídas ocorrem no Itaguá e seguem até a Praia do Cedrinho onde, na alta temporada, ocorre o desembarque e é possível ficar 10 ou 15 minutos para conhecer. Entretanto, na baixa temporada, a permanência é de 1 hora.

Do Cedrinho segue-se para o Saco do Cedro, onde o mergulho de fato ocorre. O serviço é indicado para todos os públicos, especialmente crianças, jovens senhores e senhoras, além de pessoas que nunca navegaram ou mergulharam.

Esse passeio de mergulho é, na verdade, uma flutuação na superfície. Eles possuem coletes de todos os tamanhos, assim como espaguetes/macarrão.

Além disso, as máscaras e respiradores são de qualidade e, assim como coletes, estão disponíveis em todos os tamanhos.

Dentre os inúmeros diferenciais desse que é um dos melhores passeios de mergulho em Ubatuba para iniciantes, é o compromisso. Eles auxiliam e orientam todas as pessoas, principalmente quem nunca colocou uma máscara.

Mas não é o único e, outro diferencial incrível, é que as saídas só ocorrem com mar calmo e visibilidade boa. Ou seja, passeio seguro e tranquilo, além da entrega da experiência prometida. Além disso, eles fotografam o passeio e disponibilizam gratuitamente as imagens.

Conheça os serviços do Barquário – Barco com fundo de vidro em Ubatuba e viva essa experiência.

Equipamentos básicos para flutuação e Aluguel de embarcações para mergulho livre e autônomo

Como já dito anteriormente, algumas operadoras alugam a máscara e o respirador, enquanto outras disponibilizam gratuitamente. Essa prática varia de acordo com a estratégia de cada uma. Por vezes, a mesma operadora disponibiliza em determinados passeios, porém aluga em outros.

No caso do aluguel, os valores giram em torno de R$ 20 e R$ 30 a diária. É importante notar que eles alugam somente durante o passeio ao invés de avulso para turistas que desejam alugar o equipamento.

Nem todas as operadoras oferecem passeios de mergulho em Ubatuba, contudo todas alugam suas embarcações. Para tanto, por gentileza acesse as seguintes páginas:

Por fim, apresentamos os serviços relacionados ao mergulho oferecido pelas operadoras de turismo náutico de Ubatuba, assim como características dos equipamentos.

Sol e Sal – Passeios de mergulho em Ubatuba

A Sol e Sal Turismo Náutico oferece passeios de mergulho em Ubatuba, entretanto, para esse fim específico, somente mediante aluguel da lancha.

Nos passeios coletivos, com roteiros e paradas pré-definidas, os equipamentos básicos são disponibilizados gratuitamente. Do mesmo modo que colete salva-vidas, flutuadores e equipamentos para crianças, tanto máscara e respirador como coletes.

O Saulo possui experiência em mergulho livre e apneia, portanto pode oferecer excelentes orientações para você que deseja viver essa experiência ou que está iniciando.

Do mesmo modo, quem já possui prática e experiência em Mergulho Livre pode trocar figurinhas, assim como descobrir locais incríveis para mergulhar em Ubatuba.

Outro diferencial da Sol e Sal é que disponibilizam máscaras de silicone e respiradores valvulados de todos os tamanhos. Por fim, como já dito, eles também alugam a lancha para passeios de mergulho livre ou autônomo.

Conheça os serviços da Sol e Sal Turismo Náutico, que opera na Praia do Itaguá.

Passeios de mergulho em Ubatuba com a Lucky Turismo

Com uma lancha confortável, a Lucky Turismo oferece passeios de mergulho em Ubatuba mediante frete ou charter.

As máscaras e respiradores são de qualidade, todos de silicone, entretanto somente para adultos. Crianças podem aproveitar os flutuadores e coletes salva vidas, que também estão disponíveis para adultos.

Por sua vez, os roteiros de passeios marítimos oferecidos cobrem tanto a região sul como a norte. Ótima pedida para praticar flutuação ou mergulho livre durante as paradas para mergulho pelas ilhas e praias incríveis de Ubatuba.

Conheça os serviços da Lucky Turismo Náutico, que opera na Praia do Itaguá.

Passeios de escuna com paradas para mergulho

Trabalhamos com três operadoras de escunas que oferecem passeios de mergulho em Ubatuba. É possível alugar as embarcações para realizar mergulho autônomo e livre.

Já nos passeios coletivos, existem somente paradas de, ou para, mergulho. São mergulhos de flutuação e os equipamentos são alugados pelo dia inteiro por valores acessíveis.

No Itaguá duas operadoras oferecem saídas para as ilhas de Ubatuba na costa norte, além da Ilha Anchieta.

Por sua vez, na região sul a operadora com a qual trabalhamos e utilizamos os serviços tem saídas na Praia da Enseada (coletivos) e Saco da Ribeira (fretados).

Nos passeios coletivos, os principais destinos a partir da Enseada e Saco da Ribeira são a Ilha Anchieta, Praia das 7 Fontes e Praia do Flamengo. Enquanto nos fretados é possível combinar o roteiro.

Nos três casos os equipamentos básicos de mergulho (máscara e snorkel) são alugados pelo dia todo por valores acessíveis. Em termos de qualidade, que investe em equipamentos melhores é a Marina Ubatuba, enquanto a Caiçara e a Tubarão oferecem equipamentos para diversão.

Todas as operadoras disponibilizam gratuitamente coletes salva vidas e espaguetes/flutuadores. Conheça os serviços oferecidos por elas.

Batismo e Passeios de Mergulho Autônomo em Ubatuba

Se você está em busca de cursos básicos, tais como discovery e batismo, assim como passeios de mergulho em Ubatuba, o ideal é procurar uma operadora de mergulho.

Conhecemos e já utilizamos os serviços da Omnimare que, além de uma Escola de Mergulho, possui completa infraestrutura para atender mergulhadores iniciantes e experientes.

Pousada, lanchas próprias e aluguel de lanchas, bem como agência de turismo receptivo e emissivo.

Para mais informações, por gentileza envie uma mensagem para o Pedro no WhatsApp solicitando informações.

Por fim, caso queira contratar serviços das operadoras com as quais não trabalhamos, recomendamos fortemente que leia nosso artigo sobre como contratar passeios marítimos confiáveis de qualidade em Ubatuba.

Página publicada em 01/03/2020 e atualizada em 16/12/2020 por Deyves Martins (Redação UG)