Charter de Lancha em Ubatuba

Entenda e saiba como contratar o serviço de Charter de Lancha em Ubatuba. Encontre empresas regularizadas e profissionais habilitados que prestam esse serviço náutico.

Para realizar passeios privativos e traçar roteiros personalizados a fim de conhecer as paradisíacas ilhas de Ubatuba, assim como praias desertas e incríveis, uma ótima opção é contratar o charter de lancha.

Entretanto, é importante escolher empresas e profissionais qualificados para te transportar com segurança. Contudo vivemos um momento sensível do turismo náutico em Ubatuba em que há muitos oportunistas atuando no mercado.

Embarcação navegando em mar aberto - Charter de Lancha em Ubatuba

Realidade atual do charter de lancha em Ubatuba

A oferta e procura por passeios marítimos em Ubatuba cresceu rápida e desordenamente. Contudo há muitas irregularidades no charter que podem te colocar em risco, assim como sua família e amigos.

Com a expansão do segmento, muitas pessoas viram a oportunidade de lucrar. Entretanto, no caso do charter, algumas irregularidades estão sendo praticadas. A mais comum é a venda de passeios avulsos. O charter é exclusivo para grupos fechados.

E como evitar serviços irregulares?

Por sorte é bem simples evitar cair em roubadas e, para tanto, basta solicitar as documentações da empresa e, principalmente, de quem irá conduzir.

Segundo a Marinha do Brasil, charter de lancha só pode ser oferecido se a embarcação estiver cadastrada na categoria de Esporte e/ou Recreio. Além disso, o passeio deve ser oferecido para grupos fechados ao invés de avulsos (ou passeios coletivos), como já dito.

Outra maneira de se precaver e contratar somente operadoras que atuam de modo legal é solicitar a documentação do(a) marinheiro(a)/comandante.

É imprescindível que a pessoa que irá conduzir o passeio possua o Curso de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC), além do Curso de Segurança de Embarcações de Transporte de Passageiros (ESEP).

Por fim, uma orientação sobre o aluguel de lanchas em Ubatuba. Segundo a Marinha, somente embarcações cadastradas na categoria de Transporte de Passageiros podem ser alugadas.

Além disso, embarcações nessa categoria podem comercializar passeios coletivos ou avulsos. Ou seja, para pessoas que não se conhecem.

Trabalhamos somente com operadoras regularizadas, porém, se desejar contratar o serviço de outras operadoras ou particulares, exija as documentações.

Sem os cursos citados, a Habilitação pode ser Suspensa ou Apreendida, enquanto a embarcação, por sua vez, pode ser apreendida. Em outras palavras, seu dinheiro e passeio perdidos!

Mais abaixo você encontrará orientações mais detalhadas para contratar operadoras com segurança. Entretanto, antes disso, conheça as operadoras que oferecem charter de lancha em Ubatuba cujos serviços conhecemos e utilizamos.

SIGA-NOS
       

Logo da Operadora de Turismo Náutico de Ubatuba - Tubarão Turismo

Cadastur: 15.443.421/0001-64

Tubarão Turismo

Conheça os serviços da Tubarão Turismo

  • Saídas: Praia da Enseada (passeios coletivos) e Saco da Ribeira (fretados)
  • Frota: Escuna, Saveiro, 2 Lanchas e 1 Lancha de apoio
  • Serviços: Charter, Passeios de Escuna e Passeios de Lancha Coletivos; Aluguel de embarcações (lancha e saveiro)

Logo da FNS Turismo Náutico em Ubatuba

Cadastur: 28.236.997/0001-00

FNS Turismo Náutico

Conheça os serviços da FNS Turismo Náutico

  • Saídas: Praia do Lázaro (ou a definir nos passeios fretados e de charter)
  • Frota: 3 Lanchas e 1 Lancha de apoio
  • Serviços: Charter, Translado/Táxi Boat, Panorâmicos e Passeios de Banana Boat
Logo Singra Turismo Náutico, Ubatuba SP

Cadastur: 21.330.807/0001-62

Singra

Conheça os serviços da Singra Turismo Náutico

  • Saídas: Praia do Lázaro ou do Saco da Ribeira
  • Frota: 1 Escuna e 2 Lanchas (Esporte e/ou Recreio)
  • Serviços: Roteiros e Charter

Características de charter e aluguel

O aluguel de embarcações só pode ser feito por operadoras que possuem embarcações cadastradas na Marinha do Brasil na categoria de Transporte de Passageiros.

Por sua vez, o charter só é permitido para embarcações devidamente cadastradas na Marinha do Brasil na categoria Esporte e Recreio para fins recreativos ou para a prática de esportes.

Como essa é uma informação pouco divulgada, pessoas de má fé se aproveitam da falta de conhecimento público e atuam de modo irregular. Porém se passam como idôneas, gerando desinformação ao invés de orientação.

Conheça também as opções de aluguel de lanchas em Ubatuba, ou ainda, para grupos maiores, excursões, festas e eventos, barcos e escunas para alugar em Ubatuba.

Como isso pode afetar seu passeio?

Contratar o serviço oferecido por quem atua de modo irregular pode, no mínimo, te colocar em situações constrangedoras. Além disso, onde há uma irregularidade, geralmente são encontradas outras.

Por exemplo, uma irregularidade comum por quem oferece o serviço charter em Ubatuba é o comércio de passeios avulsos. Segundo as normas da Marinha do Brasil, o charter não é permitido para atividades comerciais de qualquer natureza, inclusive transporte de passageiros.

A pessoa que possui uma embarcação e deseja oferecer o serviço de charter deve alugar a embarcação somente para grupos fechados, jamais avulso, tais como para um casal e uma família que não se conhecem. Isso é totalmente irregular e, infelizmente, muito comum.

Segundo a alínea 0506 da Normam-03/DPC, a utilização da embarcação de esporte e/ou recreio, em atividades comerciais, para transporte de passageiros ou carga resulta na Suspensão ou Apreensão da Carteira de Habilitação.

Caso a embarcação seja abordada pela Marinha do Brasil, além dos problemas para o condutor e proprietário(a) da embarcação, seu passeio provavelmente será interrompido. Por fim, pessoas sem habilitações podem te colocar em situações de perigo no mar.

Habilitações de quem conduz

Outro aspecto que você deve ter atenção antes de contratar o serviço de charter em Ubatuba está relacionada com as habilitações do marinheiro que irá conduzir a embarcação.

Assim como é necessário ter uma habilitação específica para conduzir um carro ou uma moto, é necessário possuir habilitação para conduzir um ônibus que transporta passageiros.

No caso das embarcações, transportar passageiros envolve questões de segurança e, para tanto, ainda que não seja uma exigência da categoria, é imprescindível possuir as habilitações necessárias. Lembre-se: é a sua vida que está em risco!

Exija as documentações da Embarcação e de quem for conduzir. Na documentação da embarcação deve constar Esporte e/ou Recreio na categoria. Enquanto o(a) condutor(a) deve ter o Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP).

Pescadores profissionais possuem a POP e Marinheiros Auxiliares de Convés a MAC. Sem POP, MAC e, principalmente, a ESEP, procure outra empresa ou navegue por sua própria conta e risco.

Charter em Ubatuba – Normas da Marinha do Brasil

Segundo a Normam-03/DPC, ou simplesmente, norma da Marinha do Brasil que inclui regulamentações para o turismo náutico. Destacamos as normas mais revelantes.

0114 – ALUGUEL DE EMBARCAÇÕES (CHARTER)

a) O aluguel de embarcações de esporte e/ou recreio só é admitido com a finalidade exclusiva de recreação ou para a prática de esportes pelo locatário.

b) O locatário poderá contratar o aluguel das embarcações das seguintes formas:

2) com tripulação:
– a tripulação deverá possuir habilitação compatível com a área de navegação da embarcação.

c) O locatário da embarcação de esporte e/ou recreio não poderá:
1) utilizá-la fora da finalidade citada na alínea a) acima;
2) realizar a sua sublocação para terceiros, mesmo para a finalidade citada na alínea a); e
3) utilizá-la em atividade comercial de qualquer natureza (transporte de passageiros e/ou carga, prestação de serviços, etc);

d) Deverão ser fornecidas, ao locatário, instruções impressas sobre procedimentos de segurança, contendo as seguintes orientações básicas, além de outras que forem julgadas necessárias:
4) uso do colete salva-vidas apropriado;
5) uso dos demais equipamentos de segurança;
e) A autorização para funcionamento de empresas de aluguel de embarcações de esporte e/ou recreio é atribuição dos órgãos competentes municipais ou estaduais que autorizam essa atividade comercial nas suas respectivas competências; e

f) Modalidades do aluguel:
1) para o aluguel entre pessoas físicas vale o prescrito nas alíneas (a) a (d), em especial que o aluguel só é admitido com a finalidade exclusiva de recreação ou para a prática de esportes pelo locatário. Entre as partes pode vigorar um contrato de aluguel ou instrumento legal similar; e
2) também é comum encontrar em praias ou marinas e empresas alugando comercialmente motos aquáticas e embarcações, cuja atividade deve ser objeto de regulação dos órgãos estaduais e municipais.

Escunas, Saveiros e Similares

NOTA: Escunas, saveiros e similares não poderão ser classificadas como embarcações de esporte e recreio, e assim não poderão ser enquadradas na modalidade CHARTER.

Estas embarcações somente poderão ser classificadas para atividade de esporte e/ou recreio desde que destinadas ao uso próprio ou familiar, sendo vedado o seu emprego em atividades comerciais. No campo de observações do Título de Inscrição de Embarcações (TIE) essa informação será consignada.

Página publicada em 01/03/2020 e atualizada em 10/12/2020 por Deyves Martins (Redação UG)